sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

28 de julho de 2010































O Diário Gaúcho abriu, na noite da última terça-feira, o projeto DG nas Comunidades e Escolas. O primeiro encontro foi realizado com duas turmas do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), na Escola Municipal Vinte de Setembro, na Vila Cecília, em Viamão.

O editor-chefe Claudio Thomas apresentou aos estudantes como é todo o processo de confecção do jornal no dia a dia e como são tomadas as decisões sobre os assuntos que farão parte de cada edição. Graças a um trabalho prévio, coordenado pela professora Luciane da Silva Dutra, os alunos fizeram, por escrito, comentários sobre todas as seções do DG, com críticas e sugestões.

Entre elas, eles sugerem mais espaço para divulgar as oportunidades de empregos na Grande Porto Alegre e dar destaque às ofertas de trabalho para jovens, principalmente àquelas que não exigem experiência. Os estudantes também propõem que o jornal amplie os espaços para mostrar as ações desenvolvidas nas escolas. O projeto funciona como uma espécie de conselho informal de leitores do Diário. A professora Luciane Dutra exibiu dois audivisuais com as atividades desenvolvidas com as duas turmas desde 2009 – a formatura está prevista para setembro.

Os alunos relataram ainda as suas experiências pessoais e por que buscaram no Projovem a realização do sonho de concluir o ensino fundamental para ter um futuro melhor. A diretora da escola Miriam Silva Estabel participou do encontro e, no final, agradeceu a iniciativa do DG por ampliar os horizontes dos estudantes.

Outras escolas onde existem turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou do ProJovem interessadas em participar do DG nas Comunidades e Escolas devem entrar em contato com a Redação pelo telefone 3218-1687 ou enviar e-mail para atendimento.dg@diariogaucho.com.br. Na mensagem, devem constar o nome da escola, endereço, telefone, número de alunos da turma e telefone para contato com o responsável. O projeto está aberto, também, para as associações de moradores da Grande Porto Alegre.

Nenhum comentário: